NEWS

ATUALIZAÇÃO DO STF – VALIDAÇÃO DA CONTRATAÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS NO REGIME CELETISTA

Compartilhe esse conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

No último dia 06/11, o Supremo Tribunal Federal finalizou discussão sobre a possibilidade de contratação de servidores públicos através do regime da CLT.

O tema é oriundo da Emenda Constitucional nº19/1998, cujo teor, dentre outras regras relativas ao funcionalismo público, acabava com o chamado Regime Jurídico único que estabelecia a contratação de servidores somente se dava por concurso público, flexibilizando o referido instituto para que os servidores pudessem ser contratados no regime celetista.

A discussão sobre a referida possibilidade se arrastou por anos no Supremo, por conta de discussões quanto a alterações no texto da Emenda feita pelo Congresso.

Com a decisão, a Suprema Corte validou a regra estabelecida pela Emenda, possibilitando assim que o Poder Público possa contratar servidores, tanto no regime celetista quanto no regime estatutário.

Todavia, é importante observar que a decisão modulou efeitos para que a regra tenha validade somente para as contratações posteriores ao julgamento, ou seja, o Poder Público não pode alterar os contratos já feitos ou fazer eventuais alterações contratuais dos atuais servidores, mas novas contratações já poderão ser feitas no regime celetista com aval legal.

Autor – Kaizo Cid de Lima Paris – Advogado Trabalhista

Küster Machado - Comunicação

Com mais de 32 anos de atuação nacional, o Küster Machado Advogados oferece soluções jurídicas abrangentes nas esferas contenciosas e consultivas em mais de 20 áreas do Direito a nível nacional. Possui unidades nas cidades de Curitiba, Blumenau, Londrina, Florianópolis, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e desks na Suécia e na China.
Küster Machado Advogados
Küster Machado Advogados Com mais de 30 anos de atuação nacional, o Küster Machado Advogados oferece soluções jurídicas abrangentes nas esferas contenciosas e consultivas em mais de 20 áreas do Direito a nível nacional. Possui unidades nas cidades de Curitiba, Blumenau, Londrina, Florianópolis e São Paulo e desks na Suécia, China e Estados Unidos.

Últimos posts desse autor

IMPENHORABILIDADE DE PEQUENA PROPRIEDADE RURAL

Sabe-se que a cobrança de dívidas em execuções judiciais permite que bens do devedor sejam penhorados para que seja realizado o pagamento e efetivo cumprimento da dívida.  Acontece, porém, que