Por meio da jurimetria, é possível obter uma previsibilidade acerca dos interesses dos clientes
Definida como um estudo estatístico do Direito, a jurimetria facilita a tomada de decisões judiciais. A partir destes estudos, dados são resumidos e interpretados para identificar fenômenos da realidade, o que possibilita melhor planejamento e soluções para defesas e julgamentos. Mas, afinal, por que utilizá-la no Direito?
De acordo com o advogado do escritório Küster Machado, Emerson Magalhães, a jurimetria pode ser utilizada em todos os ramos do Direito, contudo é fundamental conhecer o entendimento dos tribunais e dos julgadores em relação às matérias postas em juízo. Na realidade, a maioria dos tribunais tem se conscientizado para a necessidade dos estudos quantitativos.
Magalhães explica que, por meio de estudos estatísticos, é possível obter uma previsibilidade acerca dos interesses dos clientes. “A jurimetria aumenta a precisão do contingenciamento com gestão de risco eficaz, redução de custos e correto planejamento processual, além de repelir de imediato decisões conflitantes com os tribunais superiores contrárias aos interesses dos clientes”, completa.
No escritório Küster Machado a jurimetria é utilizada para atender de maneira detalhada as necessidades e peculiaridades do negócio. “Alguns clientes precisam mapear – de maneira pontual – a concessão e revogação de medidas liminares. Com a jurimetria isso é feito em tempo real, uma vez que ela auxilia no mapeamento e entendimento dos magistrados quanto aos assuntos delineados. O que pode, inclusive, refletir em políticas internas e revisão de produtos ou serviços lançados no mercado”, expõe Magalhães.
É válido ressaltar que, embora os estudos estatísticos sejam de grande valia para a tomada de decisões no meio jurídico, ainda há uma baixa utilização da jurimetria no Brasil, por conta da insegurança jurídica presente nos tribunais brasileiros. Porém, o advogado acredita que com o advento do novo Código de Processo Civil, que possui normas que visam a unificação da legislação, esta será uma grande aliada do Direito.