Há décadas, a sociedade busca formas mais hábeis de otimizar tarefas profissionais, que são executadas em repetição. No campo jurídico, a automatização de documentos é uma nova proposta de produção que, em conjunto com a tecnologia, pode auxiliar na criação, acompanhamento, proteção e armazenamento no processo de criação dos documentos.
Esse processo de automatização é o conjunto de dados que, aplicados na ferramenta correta, pode gerar um ganho de tempo considerável nas produções de peças jurídicas, sendo elas:
- contestações;
- petições interlocutórias;
- recursos;
- impugnações, entre outras.
Além destes, o mesmo procedimento pode ser aplicado em outros documentos como:
- contratos de compra e venda;
- acordos, cotações;
- relatórios;
- comunicações ao cliente.
POR QUE AUTOMATIZAR NO DIREITO?
A criação manual de qualquer documento acima pode levar horas. O responsável pela criação deve procurar todas as informações em diferentes arquivos de pesquisas, documentos, sistemas e formatar o material de acordo com a necessidade do caso.
Com a automatização, esse processo fica muito mais usual e objetivo, sendo concluído em minutos, considerando ainda que todas as informações que o colaborador necessita estarão disponíveis no software e com apenas alguns cliques poderá obter um documento completo, seguro e com todos os detalhes de acordo com a padronização necessária.
Os métodos utilizados para execução da automação possuem um formato simples e dinâmico. Para a criação do documento, é necessário a apresentação de todas as possibilidades que deverão ser aplicadas e que constarão no documento judicial. O usuário deverá reunir todas as hipóteses viáveis que aquele modelo poderá apresentar, com o máximo de detalhes e informações.
Assim, com todas as possibilidades apresentadas, o documento está apto para ser incluído em um software e o processo de automação ser iniciado. Desse modo, o usuário estará diante de uma ferramenta que irá apresentar todas as variáveis e possibilidades de forma simples e ágil.
O usuário precisará preencher os campos e uma sequência de variações (ex: endereçamento, nome do autor, comarca) que dará forma ao documento, por meio de perguntas e respostas de acordo com o caso concreto. Assim teremos no final do processo de preenchimento um documento customizado.
Por conseguinte, em questão de minutos teremos um documento personalizado e protegido seguindo à risca as determinações do cliente e em conformidade com a legislação vigente.
A automação de documentos jurídicos é válida e eficiente quando aplicada em produções repetitivas e constantes, levando em conta todos os dados e gerenciamento de processos, ao final teremos a redução nas inconsistências e tempo de confecção.
O escritório Küster Machado investe e aprimora sua automatização de documentos jurídicos, por meio de ferramenta customizada dentro do seu sistema, visando a otimização da rotina de trabalho, a assertividade e celeridade das entregas aos clientes.
Advogado Gabriel Garcia – Bancário e Financeiro.