A advogada Mariana Muniz Casagrande, Gestora de Direito Bancário, Financeiro e Recuperação de Crédito do Küster Machado Advogados, conversou conosco sobre a atuação da área, os diferenciais oferecidos aos clientes. Confira!
News KM: Quais são os principais serviços oferecidos hoje pela área de Direito Bancário?
Dra Mariana: Hoje a área de Direito Bancário aqui no escritório trabalha com Bancos e Financeiras oferecendo o serviço de atendimento do contencioso judicial em ações de cobrança e indenização cujos clientes figuram no polo passivo. Atendemos também as carteiras de Recuperação de Crédito, que tem um trabalho diferenciado na recuperação de valores mais difíceis para os clientes, usando de uma expertise e sistemas específicos para entregar resultados financeiros efetivos.
News KM: Quais os diferenciais no atendimento oferecido pelo Küster Machado?
Dra Mariana: Considero a organização da estrutura operacional, com controladoria jurídica, TI e equipe jurídica bastante alinhadas em questões de fluxos de trabalho. Isso faz com que a nossa operação, apesar de bastante complexa pelo número de processos, seja também bem efetiva e enxuta dentro dos moldes de outro escritório. A equipe com atuação dedicada por fases (conhecimento, recursal, liquidação e acordos) faz com que consigamos ter uma capilaridade e especialidade maior de matérias, entregando eficiência para o cliente. A nossa infraestrutura de tecnologia também é um grande diferencial porque conseguimos modelar um sistema de dados que possibilita o cliente a encontrar padrões nos pedidos judiciais, auxiliando-o a definir estratégias processuais e de produtos no negócio. Nossos dashboards e BI´s, por exemplo, são ferramentas fundamentais para depurar o dado bruto em informação estratégica.
News KM: Quais são as perspectivas ou desafios para o mercado de Bancos e Financeiras?
Dra. Mariana: O Brasil vive um momento muito interessante no que diz respeito à crédito e novos formatos de gestão de ativos financeiros. Por um lado, é a retomada da concessão de crédito que abre inúmeras possibilidades para a venda de produtos antigos e novos, mostra os sinais ainda suaves da recuperação econômica do Brasil. De outro lado, a emergência das fintechs, com o Brasil despontando neste segmento, força para uma nova forma de olhar o negócio bancário e financeiro e isso nos chama a atenção para as necessidades jurídicas e regulatórias que serão necessárias para acomodar estas novas formas de negócio. Para o consumidor, a ampliação do crédito facilitado é de fundamental importância para manter o mercado girando e, sem dúvida, veremos uma modernização muito grande no que diz respeito à aplicação de tecnologias no mercado bancário e financeiro.
News KM: Como as empresas do setor podem se beneficiar com o atendimento de um escritório especializado?
Dra Mariana: Acreditamos que gerir uma carteira de ativo e passivo judicial é uma responsabilidade muito grande do ponto de vista corporativo. Não basta apenas o escritório manter os prazos em dia, é necessária uma visão do negócio de cada cliente e a visão estratégica colocada em profundidade na análise das causas-raiz destes ativos e passivos. Nosso trabalho é garantir que a operação econômica do banco não seja prejudicada pelo passivo judicial, entregando, portanto, performance e geração de valor em cada ação. A distribuição por fases judiciais é uma criação própria do escritório e garante que cada área consiga ter uma visão global, mas se concentrar, especificamente, na entrega de performance daquele momento judicial. Sabemos que o contexto de um processo que está no começo é bem diferente de um que está na fase de acordo, por isso destacamos focos de trabalho diferentes para cada fase. Numa carteira de milhares de processos, olhar o micro é praticamente como não enxergar nada: precisamos dar vários passos atrás na gestão de dados e tentar encontrar padrões na gestão destes passivos que façam diferença no resultado de um acordo ou êxito processual, por exemplo. É com essa expertise que gerimos grandes carteiras e somos referência para nossos clientes.