As operações de M&A são um instrumento importante no cenário onde empresas procuram diversificar, alavancar os negócios e ganhar escala no mercado consumidor brasileiro ou internacional.
O processo de fusão combina duas ou mais empresas para a formação de um novo negócio. Já as aquisições são compostas pela compra total ou parcial de uma empresa por outra.
Estas operações são complexas e envolvem uma ou mais partes compradoras, a(s) parte(s) vendedora(s), o intermediador e os profissionais técnicos como consultorias financeiras, advogados e contadores. A assessoria do escritório de advocacia está principalmente no design dos instrumentos contratuais e na due diligence do ativo negociado.
Em 2019, o setor da saúde comemorou ao menos 80 operações de fusões e aquisições, que incluem hospitais, planos de saúde, laboratórios e clínicas, representando um aumento de 54% em relação ao ano anterior.
Já em 2020, o mercado brasileiro registrou 128 fusões e aquisições em outubro, que movimentaram R$ 15,1 bilhões.
Recentemente, a Hapvida e a Notredame Intermédica chegaram a um acordo para fundir suas operações com o intuito de criar uma companhia nacional com um valor de mercado que envolve ao menos R$110 bilhões. Após essa decisão, as duas empresas dispararam na bolsa.
As motivações para que o setor da saúde invista nas operações de M&A são a consolidação no mercado, a economia nos custos de produção, expansão territorial, acesso às novas tecnologias e melhoria do desempenho financeiro e operacional.
Gostou do conteúdo? Acesse o eBook completo disponível no link: https://bit.ly/3kJfqI1