NEWS

O WhatsApp pode ser usado como prova?

Compartilhe esse conteúdo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Tão popular nos dias de hoje, o aplicativo desperta uma dúvida muito comum:  é possível utilizar uma conversa no WhatsApp num processo?

Sim, caso haja um conflito na justiça, podem ser usadas como prova: mensagens, imagens, áudio e vídeos. Mas para tornar essas provas válidas, é necessário seguir alguns protocolos.

Os conteúdos devem ser levados até um Cartório de Registros, para que declarem aquele documento como verdadeiro e evitar que a vítima seja autora de invasão de privacidade.

Mas em quais casos o WhatsApp pode ser usado como prova?

  • Crimes contra a honra, como a injúria, calúnia e difamação;
  • Causas trabalhistas
  • Eleições
  • Transações comerciais
  • Cobranças de dívidas
  • Divórcio

A equipe de Negócios Digitais do Küster Machado Advogados está preparada para tratar desse tema.

Este informativo conteúdo não tem objetivo de dar aconselhamento legal sobre matérias aqui tratadas e não deve ser interpretado como tal.

Paula Melina Firmiano Tudisco

Paula Melina Firmiano Tudisco é advogada, formada em 2009 pela UNOPAR (Universidade Norte do Paraná). Possui expertise em Direito Digital, pós graduanda em direito eletrônico e atua no Núcleo de Relações e Negócio Digitais do escritório Küster Machado. É membro da Associação Brasileira de Tecnologia e Direito e membro da Comissão de Direito Digital da OAB Londrina/PR.
Küster Machado Advogados
Küster Machado Advogados Com mais de 30 anos de atuação nacional, o Küster Machado Advogados oferece soluções jurídicas abrangentes nas esferas contenciosas e consultivas em mais de 20 áreas do Direito a nível nacional. Possui unidades nas cidades de Curitiba, Blumenau, Londrina, Florianópolis e São Paulo e desks na Suécia, China e Estados Unidos.

Últimos posts desse autor