Saiba mais como esta atuação estratégica auxilia as empresas no Brasil.
A profissão de Relações Governamentais, embora ainda não regulamentada no Brasil, tem ganhado muito espaço quando o assunto é atuação em agendas públicas e empresariais. Muitas vezes confundido como “lobby”e tecnicamente conhecido como “Advocacy”, a profissão de RGI – Relações Governamentais e Institucionais – exerce um papel fundamental na execução de pautas no Executivo e Legislativo
Os profissionais que atuam na área de RelGov têm foco principal nas seguintes abordagens:
- AGENDAS LEGISLATIVAS MUNICIPAIS, ESTADUAIS E FEDERAIS
Auxílio na construção de Projetos de Lei, textos substitutivos e acompanhamento das votações
- AGENDAS EXECUTIVAS E REGULATÓRIAS
Auxílio na construção de instrumentos públicos que impactem na regulação de setores econômicos.
A primeira coisa que vem à cabeça é:
Mas é legal fazer isso? SIM!
Atuar em Relações Governamentais parte da premissa de que qualquer agente pode participar do processo Legislativo e Executivo desde que respeitados os princípios públicos.
Logo, quando uma empresa tem seus interesses afetados por um Projeto de Lei ou uma regulamentação, ela pode fazer uso dos mecanismos legais para contribuir com o processo de design destes instrumentos.
Na prática, como funciona?
A profissão de Relações Governamentais é normalmente desempenhada por profissionais no Direito em decorrência do conhecimento do sistema jurídico. Um projeto pode ser desempenhado pelo design estratégico do conteúdo, atuação operacional na agenda e também no contencioso.
alguns exemplos que já trabalhamos:
- ATUAÇÃO EM PROJETO DE LEI MUNICIPAL QUE AFETAVA O SETOR DE BEBIDAS
O escritório foi contratado para atuar de forma estratégica com os vereadores de determinado município que iriam votar uma lei que prejudicava frontalmente um setor econômico.
A estratégia se baseou em compreender o Projeto de Lei e trazer elementos para as audiências públicas para demonstrar a matriz de riscos e consequências.
- ESTRUTURAÇÃO DE PROJETO DE ADVOCACY EM ÓRGÃO REGULADOR DO SETOR DE ALIMENTOS
Atuamos de forma estratégica no design de um projeto para dimensionar o impacto, custo e risco em uma agenda regulatória que poderia se transformar em Projeto de Lei.
Neste caso, não houve atuação no órgão regulador por escolha da empresa mas sim a entrega de um projeto completo para os dirigentes da empresa multinacional entenderem os benefícios e custos da ação.
- ADVOCACY NO TEMA DE CANNABIS MEDICINAL E CÂNHAMO INDUSTRIAL
Atuamos acompanhando a agenda legislativa federal e estadual, bem como investindo na interlocução com outros atores do terceiro setor e da iniciativa privada para conscientizar sobre os desfechos possíveis da regulamentação do tema no Brasil.
COMO USAR O ADVOCACY NO MEU NEGÓCIO?
- Faça um mapeamento completo dos seus produtos e serviços e verifique em quais deles existem riscos legislativos, executivos e regulatórios em esfera municipal, estadual e federal.
- Verifique quais agendas estão em curso e estabeleça prioridades para atuar tanto na esfera estratégica (design de projetos) ou na consultiva corpo a corpo.
- Procure um escritório de advocacia que domine as entradas governamentais para que a sua empresa tenha assertividade e efetividade no desempenho do projeto.
Conheça a nossa área de Novos Negócios e Relações Governamentais.