Guarapuava está unindo todos os potenciais das áreas de tecnologia e inovação para se destacar nos serviços de saúde.
A cidade está criando um ambiente propício para abrigar ideias impactantes como a formalização do “Vale do Genoma”, um polo de startups voltado para saúde e genética, fruto de um projeto pioneiro no mundo todo que será instalado na Cidade dos Lagos.
A estruturação do Vale do Genoma consiste em um ecossistema de genômica e inteligência artificial, que contemplará a geração de negócios entre startups, tendências tecnológicas e conhecimento científico.
Com a criação do Vale do Genoma, aumentarão as possibilidades de:
• geração de negócios entre empresas e startups
• o desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico
• prevenção de doenças de base genética
• investimento e parcerias internacionais
Em janeiro de 2021, Guarapuava anunciou a criação do curso de engenharia biomédica, o segundo do país. O curso pretende formar profissionais capacitados a analisar, projetar e desenvolver equipamentos e programas na saúde e será sediado na Cidade dos Lagos, que já conta com o Hospital Regional, o Câncer Center, o IPEC (Instituto de Pesquisa para o Câncer) e o Campo Tech Park.
Guarapuava também fomenta a interação da saúde e tecnologia com a população por meio de aplicativos como o “Fala Saúde”, que permite o acesso a diversas funcionalidades como agendamento de consultas, histórico de vacinas, endereço das Unidades de Saúde e outros serviços que podem ser acessados pelo celular.