Nesta edição conversamos com Angela Fey, gerente regional de Sustentabilidade da Novozymes para a América Latina. Ela fala sobre os desafios e oportunidades da indústria no combate ao aquecimento global. Confira a entrevista.
News KM: A Novozymes é uma multinacional dinamarquesa líder mundial em diversos setores de biotecnologia e conta com instalações em Curitiba há 30 anos. Qual a visão atual de mercado para o Brasil e alinhamento com as estratégias globais da empresa?
Angela Fey: O Brasil é o maior mercado da Novozymes na América Latina e peça fundamental para o crescimento da organização, principalmente quando tratamos de temas tão correlacionados ao desenvolvimento sustentável mundial como biocombustíveis. Em termos globais, a Novozymes assumiu em junho deste ano metas ambiciosas internas para redução do seu impacto no sistema e o nosso site no Brasil já é uma referência no quesito sustentabilidade, por exemplo, uma das metas da empresa é implementar programas para atingir o desperdício zero até 2030 em 100% dos nossos sites, no Brasil já temos entre 95 e 97% de todos os nossos resíduos geridos em sistemas circulares, um exemplo para a organização em nível mundial.
News KM: A Novozymes, recentemente, assumiu um compromisso na Cúpula do Clima no combate ao aquecimento global. Foi também pioneira na adoção das metas da ODS – a agenda 2030. Poderia nos contar melhor como é o trabalho de aplicação de responsabilidade ambiental nos processos da empresa?
Angela Fey: A responsabilidade ambiental está em todas as frentes de atuação da Novozymes, interna e externamente. Para fora da empresa, as soluções da Novozymes ajudam outras empresas a aprimorar processos, reduzir o uso de produtos que podem ser prejudiciais para o meio ambiente e também, em alguns casos, contribuir com a economia de energia e água. Dentro da empresa em 2019 assumimos metas ousadas como a de reduzir 50% das emissões totais de CO2 das operações (com o objetivo de ser uma organização carbono neutra até 2050), ou a de ter todas as plantas utilizando 100% de energia renovável até 2030. São compromissos como estes que provam que a Novozymes vai além do discurso, sustentabilidade é prática e estratégia para nós.
News KM: O setor de biocombustíveis é uma das áreas principais de atuação da empresa, dentro da visão de um futuro mais sustentável. Qual a estratégia atual da empresa neste sentido?
Angela Fey: Nós acreditamos no papel fundamental dos biocombustíveis para auxiliar na manutenção do aquecimento global, por isso seguimos com foco no estímulo de mercados como o de Etanol e Biodiesel.
News KM: Qual o maior desafio da implementação de uma estratégia de sustentabilidade nas organizações?
Angela Fey: Muitas pessoas acreditam que substituir copos plásticos por copos de papel ou canecas é ser sustentável, logo, muitas organizações acreditam que esse é o caminho. Mas o desafio é muito maior. Sustentabilidade é uma questão de mindset, tem que ser vista muito mais do que como um termo bonito para discursos. Sustentabilidade é um diferencial organizacional que deve ser a responsável por manter a organização nos rumos das tendências mundiais, consequentemente mantendo sua lucratividade. Uma cúpula administrativa que entende que a tendência mundial é a busca por soluções mais sustentáveis, que assume isso como verdade e inclui a sustentabilidade como parte de sua estratégia, começa mudar o mindset organizacional para trilhar o caminho em direção ao sucesso: ambiental, econômico e social.